top of page
  • Foto do escritorHOP TELEVISION

Festival de Colantes, a reunião da arte de rua em Uberlândia

Atualizado: 16 de dez. de 2023

Abrindo as portas do seu “covil”, a artista de rua Kali, nos apresentou mais sobre o mundo do Festival de Colantes, contando melhor sobre as novidades para a edição de 2023 e as pretensões do projeto.


Não é de hoje que vemos diversos cartazes colados pela cidade, o marketing de guerrilha vem aplicando isso há bastante tempo para gerar um buzz instantâneo para as grandes marcas e empresas, e nem mesmo cantores e bandas de sucesso escapam dessa estratégia. Mas saiba você de uma vez por todas que antes de tudo ser moda, os famosos lambes também foram bastante marginalizados até chegarem na “aceitação” do público.

Parede de Lambes no Lollapalooza 2019. A arte de rua presente nos grandes eventos

Os lambes são vistos todos os anos em festivais grandes, como Lollapalooza | Foto: Estadão


E seguindo todos esses anos de corre-corre nas ruas atrás de paredes para estampar suas artes, a grafiteira Kali resolveu montar o seu próprio festival, seguindo um movimento bastante presente na cultura do Hip Hop, podendo ser chamado de Arte dos Colantes, uma vertente que une a arte dos adesivos, lambes e colagens em um só espaço.


O Festival de Colantes vem para celebrar essa arte urbana tão presente em nosso cotidiano mas ainda muito pouco aceita da forma como realmente é feita. O evento que já está em sua segunda edição, busca unir todos os amantes e produtores de arte urbana em um dia de pura conexão, aprendizado e troca, tendo como objetivo abrir os olhos da galera para algo ainda considerado “novo” para alguns em Uberlândia e região.

Parede com divervos lambes. Uma das diversas atividades presentes dentro da arte de rua

Intervenção realizada na primeira edição, na Torre - Casa Cultural, em 2022 | foto por: VHL


Com a sua conexão com vários grupos de artistas de rua no mundo todo, Kali aplicou o projeto em Uberlândia na metade de 2022, resultando no envio de mais de 100 pacotes de adesivo, de mais de 20 países mundo afora. Somente no evento – realizado no fim de 2022 – mais de 10 artistas de fora da região uberlandense estiveram presentes para prestigiar e somar no Festival de Colantes.


“É tão bom estar num lugar onde as pessoas sabem do que você tá falando, a gente que é do movimento tem uma coisinha muito bacana de união, de troca para além do adesivo e a gente faz de um tudo pra tentar ir nos eventos em outros estados e ter um aqui na região é lindo, concentrar isso no interior do estado é muito lindo! [...] Foi muito especial pra mim estar perto de tantos amigos de outras cidades e conseguir plantar boas sementinhas na nossa amizade, conseguir fortalecer o laço e resgatar um sentimento de pertencimento muito bacana. [...] Nessa edição de 2023, eu espero nutrir ainda mais esses laços, pavimentar tantos outros e matar a saudade de quem a gente só vê nas placas, nas cartas e na tela do celular. É de verdade, estamos em festa.” - disse Ti Gutin, artista participante do evento, ao ser perguntado sobre sua experiência na primeira edição.

Artistas do evento andando no centro de Uberlândia, procurando novos locais para espalhar a arte de rua

Vários artistas de rua estiveram presentes em Uberlândia para a primeira edição | foto por: VHL


Elaborado para gerar troca de experiências, a primeira edição rendeu diversos encontros entre artistas que só se conheciam virtualmente, levando a uma resenha para além do evento. A conexão foi tanta, que a organizadora conta que percebeu que diversas pessoas saíram inspiradas do festival, começando a produzirem mais e terem mais ideias de projeto apenas através do diálogo entre os participantes.


Mas não pense que é uma tarefa fácil de produzir, Kali conta que a dificuldade de aplicar um projeto como este em Uberlândia fica cada vez mais difícil, pois além de ser uma arte que é muito marginalizada, os estabelecimentos e marcas não querem colaborar com o evento para disponibilizar um local ou mural para a colagem dos adesivos e lambes.

Lambes espalhados no chão prontos para serem colados. Essa é uma das vertentes presente dentro da arte de rua

Diversos lambes foram enviados para a edição de 2022 | foto por: VHL


Para este ano, a organizadora preparou novidades, levando o festival para alguns cantos de Minas Gerais, através de um circuito que passou por cidades como Belo Horizonte, Poços de Caldas e Uberaba. A ideia é não ter um espaço fixo e também não ficar preso apenas em Uberlândia, visando expandir para outras cidades, com o propósito não só de espalhar a palavra do lambe e adesivos para mais pessoas, como também de voltar os olhos para Uberlândia através do projeto.


A nova casa escolhida para sediar a “reunião da rataria”, foi o Viaje Bar, localizado no coração do centro da cidade e que vem prestando um super papel no apoio cultural de Uberlândia. Além do mural oficial que será preparado no Viaje, a organizadora pretende movimentar mais outros 2 picos no centro!

Grafiteira fazendo o seu graffitti na parede. O Graffitti também é uma das diversas vertentes dentro da arte de rua

Os artistas ocuparam as ruas do Centro de Uberlândia atrás de novos picos | foto por: VHL


E com todo o movimento gerado em 2022, a pretensão é que nesta segunda edição muito mais artistas desembarquem na cidade para conferir de perto o festival, trazendo com eles novas experiências a compartilhar e um desejo enorme para conferir todo o catálogo que estará disponível no evento – e claro – com aquela loucura insana, prontos somar na confecção dos murais.


“Minha expectativa para este ano é de fazer um mural maior e mais belo que do ano passado, conhecer artes de pessoas diferentes, conhecer mais gente que seja do mesmo rolê. [...] Achei a cena artística de Uberlândia muito forte e bem organizada, o pessoal é bem unido e disposto a fazer tudo acontecer.” - contou Lacar, artista que esteve presente na primeira edição e que retorna para o evento em 2023.

Artista de rua tatuada mostrando o seu trabalho para a câmera, com a sua arte tampando o rosto

Lacar com a sua arte em mãos, durante o Festival de Colantes | foto por: VHL


Com a inserção de um projeto tão rico em Uberlândia, podemos sonhar com uma cena urbana mais reconhecida, onde a população e até mesmo poderes públicos apoie de fato movimentos como este, assim como vemos em SP e BH. Por isso, frisamos por aqui, abrace novas ideias e novas oportunidades de fazer a nossa cena se tornar referência aos olhos de quem vê de fora. Ajude a furar a bolha.


Durante o festival, diversas atividades e ações estarão rolando a todo vapor, com direito a live paint, sets com DJs locais, troca de adesivos, sorteios e um point especial para confecção do próprio adesivo. Então se você é novato na área, não se preocupe, o espaço estará munido dos principais materiais para a criação da sua arte auto colante. Vá com tudo e sem medo!

Em 2022, placas foram montadas e os presentes puderam participar de oficinas | foto por: VHL


O evento acontece na sexta, 03 de novembro, no Viaje Bar, localizado na Avenida Afonso Pena, 37 - Centro. Garanta o seu ingresso através da plataforma Sympla e presencie um dos melhores rolês underground do ano.


Aproveite o seu momento de leitura e deixe nos comentários qual é a sua expectativa para a segunda edição do Festival de Colantes. Estaremos interagindo com todos!

 

Sua primeira vez em nosso site? Nos acompanhe no Instagram (@hoptelevision) e fique por dentro de tudo que rola na cena artística independente regional e nacional.


Texto por: Brunno Lifonso

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page