top of page
  • Foto do escritorHOP TELEVISION

AWKIMIA FEST: UMA NOITE UNDERGROUND EM UBERLÂNDIA

Atualizado: 10 de abr.

O Underground vem se fazendo mais do que presente na cena artística de Uberlândia. E para ir de encontro a isso, espaços independentes vem promovendo eventos que reúnem o melhor desse mundo.


No sábado, 6 de Maio, foi realizada a 3° edição do Awkimia Fest, evento underground que uniu em uma só noite, nomes que vem se destacando na cena independente do rap e experimental, tais como Flameboi Matt, Cashfilter, Edu Wasabi e Dhion.

Dhion e Cashfilter no palco do Awkimia Fest. Cashfilter está como público.

Apresentação de Dhion no Awkimia Fest, ao lado, Cashfilter na plateia / foto por Coletiv Prod


O projeto ocorreu na casa cultural Complexo 3, situada na Avenida Floriano Peixoto - 516, e traz como proposta ser um espaço de integração entre artistas, com direito a muita música, live paint, performances e boas trocas entre os participantes, onde todas as formas de expressão tem vez e voz.


Com uma noite inteira regada de excelentes sets, o Awkimia conseguiu reunir cerca de 12 nomes em seu line-up, contendo tanto artistas locais quanto regionais e nacionais, como foi o caso da crew CrystalGrape, de Paracatu e o DJ San, direto de São Paulo, representando o coletivo Shutdaphonkup.

DJ Dan olhando para o notebook durante a sua apresentação no Awkimia Fest

DJ San apresentando o seu set durante o evento / foto por Coletiv Prod


E pra quem ainda acha que o underground está por baixo, pode parar por aí, pois todo o evento foi transmitido ao vivo através do YouTube e contou com equipamentos de classe para representar muito bem na hora das apresentações e captação de áudio, mostrando autenticidade na ideia e também na execução.



Destacamos por aqui o set do DJ Bradockin, que há poucos meses começou a se apresentar nos espaços culturais, mas que já vem chamando a atenção de uma galera na cena, principalmente quando se trata da escolha das tracks. Então fiquem de olho, pois o menino é revelação!

DJ Bradockin olhando para o notebook durante a sua apresentação no Awkimia Fest

Dj Bradockin durante o seu set no Complexo 3 / foto por Coletiv Prod


“O Awkimia desde o começo sempre teve a proposta de integrar artistas. Onde os artistas comparecem para assistir artistas além do público, onde a gente consegue ter esse espaço mais intimista — a importância do Awkimia em si é trazer esse abrir de olhos (sobre a cena e os grandes artistas independentes) para os contratantes da cidade.” - disse Khaoto, idealizador do festival, para a HOP.


O fato de existir um evento independente por falta de apoio das grandes casas de show da cidade, é uma grande manifestação dentro de um tema que vem sendo debatido há bastante tempo por quem produz seus próprios materiais. E como alegado por Khaoto em seu depoimento, existem grandes nomes da cena que merecem mais espaço, porém acabam não sendo cotados quando surgem oportunidade de apresentação.


Eventos como o Awkimia vem pra apresentar todas as novidades que estão acontecendo no mercado artístico de Uberlândia e região, mas que poucos têm a consciência de que está rolando, dando uma abertura para que novas pessoas se interessem pela cena e consequente acabem saindo um pouco da bolha do mainstream que tanto nos persegue.

Grande público assiste as apresentações no Awkimia Fest

Público assiste às apresentações no palco do Awkimia Fest / foto por Coletiv Prod


Segundo a organização, estima-se que passaram cerca de 100 pessoas na casa durante todo o evento, contando com uma transmissão de mais de 6 horas no YouTube (veja aqui), levando a um retorno positivo por base do público e dos artistas presentes.


Além dos nomes citados até aqui, se apresentaram nos palcos: Axsun, Khaoto, Saint Shotaro, Sick Phanton, Svrto e Escuridão wL. Que venham as próximas edições!


 

Você esteve na terceira edição do Awkimia Fest ou nas edições passadas? Conte pra gente nos comentários a sua experiência no evento ;)


E se você curtiu este material, continue nos acompanhando no Instagram (@hoptelevision) e fique por dentro das grandes atualizações da cena independente regional e brasileira.


Texto por: Brunno Lifonso

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page