top of page
  • Foto do escritorMiriam Fidelis

R Jay compartilha vivências no seu EP ‘Despertador’

Lançado em fevereiro, o primeiro disco de músicas autorais da rapper R Jay veio recheado de referências da sua vivência local e na cena do Rap, presenteando os ouvintes com 4 grandes faixas, em colaboração com produtores de peso. Confira a resenha:


O EP "DESPERTADOR", da artista e produtora cultural, R JAY, transcende os limites do entretenimento musical, aprofundando-se em questões sociais e existenciais que permeiam a vida urbana e da juventude periférica. Com uma base consistente no gênero RAP, a artista utiliza suas rimas como ferramenta para explorar temas que vão desde a busca pela verdadeira felicidade até a crítica ao sistema capitalista.


A capa e contracapa do EP é uma verdadeira obra de arte | Imagem: Joga034 e Matheus Rezende


Estigma (Prod. Felipe MDR)

Na faixa de abertura, a artista apresenta reflexões sobre as complexidades da vida, os impactos do capitalismo e da globalização, a fome por realizações pessoais e necessidades básicas como a comida. A letra critica o sistema educacional precário nas periferias urbanas, mas também apresenta vivências da artista nas rodas de freestyle da cidade.


Capa de "Estigma", primeiro clipe lançado para o EP 'Despertador' da rapper R Jay

Capa do clipe "Estigma", disponível no YouTube | Imagem por Matheus Rezende


Hoje Vai Ser Diferente (Prod. Xavbeatz)

Ao ouvir essa faixa consigo fazer paralelos entre nossos desejos e responsabilidades financeiras, evidenciando a luta cotidiana entre sonhos e obrigações. O trecho "A gente vive entre o sonho e os boleto acumulado" sintetiza a batalha entre perseguir paixões pessoais e lidar com as exigências financeiras da vida, intensificadas pela desigualdade causada pelo capitalismo. Diante dos desafios cotidianos, só resta "Bota a mochila nas costas, põe um sorriso no rosto", anunciando uma postura resiliente e necessária no dia a dia.


Na faixa, a artista incorpora a poderosa mensagem presente em “Levanta e Anda”, do rapper Emicida, em parceria com Rael. O trecho enfatiza uma verdade inegável, muito bem colocada na música: 


“Você não percebeu que você é o único representante do seu sonho na face da Terra?”

Além disso, a narrativa se desdobra em momentos como criar histórias olhando pela janela do ônibus, refletindo sobre a dureza do trabalho diário e questionando sobre os dias de glória. Apesar das dificuldades do dia a dia descritas, a letra inspira correr atrás para que nossos sonhos pessoais sejam alcançados.



Sou Livre feat. Andrea Felix (Prod. DJ Batata Killa)

A colaboração da Primeira Dama da Quebrada, Andréa Félix, nessa faixa, potencializou o EP. Em meio aos versos, são cantadas expressões artísticas comuns na cena cultural 034, como o grafite, as batalhas de rimas, rodas de samba ou de capoeira. Um trecho significativo pra mim, faz referência aos alimentos regionais que são vendidos na Praça Tubal Vilela, uma vivência coletiva de quem passa pelo centro de Uberlândia.


“Tirando onda no centrão, colo na Tubal Vilela. Sobe cheiro de pequi, de goiaba e Seriguela”


Filme Chato feat. KeyZ (Prod. Mago SR)

A participação especial de KeyZ na última faixa traz uma dinâmica única ao EP, ampliando as nuances sonoras e líricas. Essa música provoca reflexões sobre as escolhas feitas na vida, que nem sempre refletem os desejos próprios, pois muitos se sentem pressionados pelo sistema a buscar o sucesso, ignorando as vontades pessoais, mas a música nos convida a refletir: 


“O que é sucesso? O que é ser alguém?”

Um dos trechos cantados é poderoso, pois na minha percepção o verdadeiro valor está nas conexões humanas e não apenas nas conquistas materiais. É fácil sentir a pressão da sociedade para atingir certos padrões de sucesso, mas a letra critica essa mentalidade, mostrando-a como uma armadilha. É fundamental reconhecer que o sucesso no sistema capitalista, muitas vezes enaltecido, prioriza o lucro em detrimento das necessidades humanas, perpetuando desigualdades e comprometendo a sustentabilidade do planeta. Portanto, priorizar a verdadeira felicidade e realização pessoal é essencial, mesmo que isso signifique desafiar as normas sociais convencionais.

 

Com planos de lançar um clipe para cada faixa, a artista já dropou 3 deles em seu canal do YouTube, contando com a produção de Matheus Rezende atrás das câmeras como videomaker, fotógrafo, roteirista, designer e assessor. Mas não pense que soltar um trabalho como este é fácil, a organizadora da Batalha do Coreto também colaborou com grandes nomes da cena local na produção das músicas, como DJ Deni Borges, Família DJ Produções, Xavbeatz, Felipe MDR, DJ Batata Killa e Mago SR, além do belo trabalho de capa autoral assinado por Isaac Aires Tiago (aka, Joga034), feito especialmente para o disco.


"DESPERTADOR" não é apenas um EP musical, mas sim uma experiência imersiva que desafia o ouvinte a refletir, questionar e, acima de tudo, agir. R JAY demonstra não apenas flow e métricas excepcionais, mas um profundo compromisso com sua comunidade e uma determinação em promover mudanças significativas através do HIP-HOP. Este é um EP que merece ser ouvido, compartilhado e celebrado.


Curtiu nossa breve resenha? Não se esqueça de conferir as anteriores. Ouça hoje mesmo o EP na sua plataforma de streaming favorita, clicando aqui!


 

Sua primeira vez em nosso site? Nos acompanhe no Instagram (@hoptelevision) e fique por dentro de tudo que rola na cena artística independente regional e nacional.


Texto por: Miriam Fidelis

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page