top of page

PUNK IS DEAD?

  • Foto do escritor: Brunno Lifonso
    Brunno Lifonso
  • 7 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de dez. de 2023

Se é pra falar de liberdade de expressão e jovens no poder, por que não falar sobre o Movimento Punk?!


Criado nos anos 70, o movimento trazia elementos nunca vistos, que iam totalmente ao contrário do que o rock estava se tornando naquela época, eles faziam questão de mostrar que a suas ideias eram a mais simples possíveis, se expressarem, cada um da sua forma, cada um na sua loucura. E é nesse mesmo momento, que nasce um termo que está sendo usado muito hoje em dia pelos artistas de plantão, o DIY, ou faça você mesmo, o mesmo pregado por aqui!


ree

Um punk usando sua clássica jaqueta de couro personalizada | Imagem: Pinterest


Cartazes, adesivos, roupas...tudo era feito por eles, nada escapava, nem mesmo os cortes de cabelo fugiram de serem totalmente modificados. E inspirados pelos índios americanos, nasceu o corte mais símbolo desse movimento, o corte moicano! No qual se pendurou por alguns anos, voltando no movimento Grunge e Emo uns 20 anos depois, mas sempre com essa mesma cara de ousado (Neymar que o diga...).


O movimento Punk foi muito marcado pelo seu estilo autêntico e cartazes com colagem | Pinterest


Nesses mais de 10 anos da cena, muitas musicas foram lançadas, muitos manifestos foram feitos e muitas polemicas e histórias também foram criados. Mesmo o manifesto começando em 74 nos estados unidos, foi na terra da rainha que tudo chamou a atenção, foi por lá que o barulho foi feito. E bandas como The Clash, Sex Pistols e Ramones aproveitaram toda essa cena delicada que lá viviam para criticarem o que viam e sentiam.


As mulheres também estavam no controle, nesse meio de loucura nasceu muitos movimentos e oportunidades para que elas se destacassem. E nomes como Patti Smith, Debbie Harry e as The Slits, foram destaque para a sua época, porém nem todas tinham o feminismo como pauta em suas letras ou discursos em shows. Além disso, como citado, movimentos também foram criados, como por exemplo: riot-grrrl e queercore, defensoras da inclusão de mulheres e gays na música, na qual, hoje em dia ainda permanecem vivos, mas como estilos musicais e ideologias.


Patti Smith, Debbie Harry & Cia foram revolucionárias dentro do movimento | Imagem: Pinterest


No Brasil, algumas bandas muito conhecidas foram influenciadas por esse movimento, como o Aborto Elétrico, Ratos De Porão e Grito Suburbano, sendo a primeira banda a lançar um álbum desse gênero no país. Tudo começou por aqui em 82, com um evento chamado "O Começo do Fim do Mundo", realizado em São Paulo, na qual, acabou em um grande confronto com a polícia. A partir daí muitas bandas nasceram, muitas se separaram e também mudaram de gênero. O Punk voltou com tudo no começo dos anos 90, graças a internet e aos novos meios de comunicação que estavam chegando por aqui.


ree

Grupo Punk curtindo um show em meados dos anos 80 | Divulgação Internet


Eaí, curtiram esse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com os amigos esse material. Vem ser HOP você também!

Sua primeira vez em nosso site? Nos acompanhe no Instagram (@hoptelevision) e fique por dentro de tudo que rola na cena musical independente regional e nacional.


texto por: Brunno Lifonso.

 
 
ENVIE O SEU FEEDBACK
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigado por enviar!

© 2022 por HOP TELEVISION. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok
  • Spotify - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page