top of page

O PAI DOS FESTIVAIS

  • Foto do escritor: HOP TELEVISION
    HOP TELEVISION
  • 19 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de jul. de 2020


ree
Fonte: divulgação internet

Considerado o pai dos festivais, o Woodstock, foi e continua sendo o maior festival de música do mundo, mesmo depois de 20 anos da sua última edição.


Criado para ser um evento onde as pessoas poderiam ser livres e curtir o melhor do mundo em um só lugar, o Woodstock estreiou despretensiosamente em 1969, sem nenhuma apelação de grandes públicos e casa cheia.


O evento foi realizado entre os dias 15 e 18 de agosto, na cidade de Bethel, em Nova York, numa fazenda leiteira de 600 acres e foi divulgado como os 3 dias de Paz e Música.

E assim como um grande evento, o festival contou com 32 dos mais conhecidos músicos da época para se apresentarem durante um final de semana chuvoso e insuperável.

Vale lembrar que o ano em que o evento estava acontecendo não era um dos mais amigáveis e a sociedade julgava muito os hippies pela sua forma despreocupada e livre de ser.

ree

A sociedade conservadora, ainda como os dias de hoje, odiariam a idéia do festival ser divulgado aos quatro ventos, e então pensando nisso, os organizadores venderam seus ingressos em lojas de discos e na área metropolitana de Nova York, vendendo mais de 186.000 ingressos antecipadamente.


Mas então como 186.000 ingressos se tornaram mais 300.000 de pessoas? Fácil! Assim como eventos mal pensados para atrair um grande público, o Woodstock não foi diferente. Uma multidão de pessoas chegaram no evento invadindo o local e derrubando cercas, criando um grande tumulto nas estradas e fazendo com que o evento se tornasse gratuito.

ree
Fonte: divulgação internet

E apesar do que se pensa, o evento não foi totalmente pensado para ser apenas um festival de música, mas sim um evento para promover um estúdio de gravação em Woodstock, na qual geraria mais lucros para os organizadores e parceiros. Apenas alguns meses depois a idéia foi alterada e totalmente oficializada, dando essa cara mais livre e solta para o festival. Entretanto, há histórias que dizem o contrário sobre o evento, tendo declarações sobre ser totalmente capitalista e nem um pouco preocupado.


Mas nem só de boa música vive um festival. As histórias durante o evento vão de coisas boas a coisas ruins, como partos, abortos, mortes por overdose e até um atropelamento por trator, além das histórias de casais que se formaram e o conhecimento das primeiras drogas para muitos ali.


Pensado para atrair cerca de 200.000 pessoas, o Woodstock enfrentou grandes problemas, como falta de comida e atendimento para todos no local, além de sofrer com o mal tempo e a falta de higiene básica. E por conta disso, quando Jimi Hendrix subiu ao palco para tocar, cerca de apenas 40.000 pessoas estavam no local para prestigiar a grande apresentação do guitarrista e vocalista no festival.

ree
Fonte: divulgação internet

E tendo como visão o sucesso de 69, o festival tentou voltar em 1994 e 1999 quando completou 30 anos. Porém, a última edição não foi nada boa e se tornou um fracasso por conta da ganância dos organizadores e os altos preços dos alimentos e bebidas, chegando a ter uma garrafa de água por 5 dólares.


O "Woodstock 99" como foi chamado, também enfrentou mais problemas por conta da falta de organização e o calor infernal que fazia em Roma, Nova York (cerca de 160 km do local original). O evento teve uma série de denúncias por estupro, mortes e brigas, além do famoso incêndio provocado pelo público na abertura do show do Red Hot Chilli Peppers.

ree
Fonte: divulgação internet

Desde então, o festival foi encerrado e muitos rumores já rolaram sobre a sua volta em 2019, quando completa 50 anos. E apesar de ser uma boa notícia, nada foi confirmado até hoje, descartando o possível e polêmico line-up que rolou pela internet no começo do ano.

E mesmo a partir de algumas histórias bem cabulosas, o festival ficou conhecido por transmitir paz e harmonia para o mundo em apenas um único final de semana.

Os lucros em cima do nome do festival ainda são enormes, começando pelo filme sobre o evento e as músicas lançadas falando sobre Woodstock, além de LPs e milhares de produtos usando o nome do festival.


E para comemorar os 50 anos de Woodstock, a New Balance acaba de lançar um par de tênis inspirado na roupa usada por Jimi Hendrix em sua apresentação em 69. Ainda não se sabe se eles chegaram ao Brasil, mas os pares do 997 já podem ser comprados na próxima semana na loja da própria NB da gringa.

ree
Fonte: Sneakernews.com

Abaixo, deixamos um link com uma playlist enorme com as maiores e melhores apresentações do festival:


texto por: Brunno Lifonso e Miguel Correia

 
 
ENVIE O SEU FEEDBACK
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigado por enviar!

© 2022 por HOP TELEVISION. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok
  • Spotify - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page