O ELETRICAMENTE DANÇANTE: POPPING E TUTTING
- Thais Campos
- 28 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de set. de 2020
Existem vários estilos de dança, muitos são apenas variações uma das outras, ou tem como referências passos famosos. Hoje iremos falar sobre Popping e Tutting, dois estilos que beberam de grandes fontes antes de serem criadas e lançadas ao mundo.
BOOGIE OOGIE DANCE!
Tendo uma forte inspiração no Locking. O Popping é um estilo dentro das danças urbanas e um dos estilos do funk original. Foi criada em Fresno, Califórnia, na década de 70 por Sam Solomon (Boogaloo Sam). Se baseia na técnica de contrair e relaxar rapidamente os músculos, para assim causar um “empurrão” no corpo do bailarino, sendo referido como um pop ou batida. É realizado continuamente ao ritmo de uma música em conjunto de várias poses e movimentos.
Sam se inspirou para criar seu próprio estilo de dança após ver o grupo legendário The Lockers dançando na TV. Além do Popping, Sam também criou o Boogaloo Style. Em 1977 fundou o grupo chamado Electronic Boogaloo Lockers, que ficou conhecido depois como Electric Boogaloo. Atualmente, Solomon permanece dançando e é líder ativo e membro do EB. O bailarino deu um empurrão nos limites do Popping para onde estão hoje, devido às aparições do Electric Boogaloo no programa de TV Soul Train.
Um dos bailarinos mais famosos deste estilo, é o Mr. Wiggles, um dos pioneiros da cultura Hip Hop e que participa de dois dos grupos mais conhecidos do Hip Hop e Funky Style, sendo eles o Electric Boogaloo e o Rock Steady Crew.
Wiggles nasceu e viveu no sul do Bronx, mais conhecido como Boogie Down Bronx, além de viver toda a história da formação da cultura Hip Hop desde o começo. Atualmente com os seus 55 anos, ele é bailarino, coreógrafo, ator, instrutor de dança, produtor musical e grafiteiro.
Um dos artistas que dançava Popping era o próprio Rei do Pop, Michael Jackson, no qual o famoso Moonwalk é um dos passos derivados deste estilo.
USANDO OS DEDOS
O Tutting é um estilo inserido no Popping, no qual teve seu auge na década de 80 entre as comunidades apaixonadas pelo Funky Style e música eletrônica. O nome é derivado de um grande faraó chamado "Tutancâmon", se referindo dessa forma à arte egípcia e aos hieróglifos.
O estilo começou originalmente como um velho tipo de dança, onde os movimentos geralmente eram angulares, remetendo justamente aos hieróglifos e aos movimentos dos antigos egípcios.
Hoje em dia, é uma dança extremamente angular usando os braços, mãos e dedos. É um estilo que permite muita variação e criatividade, o que o torna popular entre os bailarinos.
Esse estilo recebeu atenção internacional após John Hunt fazer um vídeo que intitulou de "Greasy Fingers". Mais tarde John foi apresentado com destaque no clipe da música "Shake It Off" de Taylor Swift.

Uma referência atual desse estilo, é a bailarina e modelo Dytto. Ela tem apenas 19 anos e dança desde bem cedo. Já participou da competição World of Dance e além do Tutting, ela também tem como seu principal estilo, o Popping.
O Funky Style, grande referência dentro dos movimentos citados, vai além da dança, sendo também lembrado pelas cores extravagantes e neons, muito utilizadas na década de 70 e 80, tendo apenas algumas mudanças entre as décadas, no qual vocês podem conferir abaixo:

Este é o segundo texto que postamos neste novo espaço que chamamos de FLW, DANÇOU. Se gostou, não deixe de conferir a última postagem falando sobre o Vogue, clicando aqui.
Deixe seu feedback nos comentários, ele é muito importante para o desenvolvimento do projeto. Compartilhe com os seus amigos essa novidade!
Siga-nos em nosso Instagram para ficar por dentro de todos os lançamentos:
texto por: Thaís Campos