GRIMES: O SUCESSO DOS ÚLTIMOS ANOS
- Brunno Lifonso

- 17 de dez. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de dez. de 2023
Nos últimos anos uma estrela parece ter aterrissado na terra a fim de dar uma bagunçada na mente dos críticos de música e salvar aqueles que estavam sempre acostumados com o mais do mesmo.
Trazendo uma estética totalmente nova e surpreendente, Grimes vem fazendo a cabeça de muita gente através de suas misturas ecléticas de gêneros musicais. Porém, não é de hoje que esse fenômeno está presente nos fones de ouvido, ela já está na estrada desde meados de 2009, onde era apenas uma universitária descobrindo o mundo da música. Em 2012, ela fez seu nome, com o tão aclamado álbum “Visions”, terceiro disco lançado por ela, e considerado “Um dos álbuns mais impressionantes lançados no ano” pela New York Times.

Claire, nome real da cantora, nasceu no Canadá, estudou balé durante 11 anos e quase chegou a trabalhar com a neurociência, porém “parou” no meio do caminho quando percebeu que suas músicas estavam fazendo um tremendo sucesso no MySpace.
Começando através da música experimental, Grimes pegou bastante referência do que ouvia na sua adolescência para trazer aos seus mixtapes do começo de carreira. Aos poucos ela foi juntando o Rock com a música eletrônica e depois adicionando o Hip-Hop misturado com algumas batidas do Punk e R&B, o que ocasionou no lançamento do seu filho mais famoso, “Visions”, uma mistura incrível de tudo que ela já havia trabalhado só que agora ajustado para o mainstream e feito para a sua primeira turnê, algo que para ela, foi considerado como “mais dançante”.
Vale lembrar que ela faz um baita sucesso dentro do Tumblr, rede social muito famosa por trazer inspirações para artistas que estão buscando referências únicas e autênticas. E isso começou com o lançamento do tão falado “Visions”, onde trouxe suas músicas “diferentes” ao ápice do adolescente diferentão do meados de 2012, época fervorosa para a rede social.
Um momento bem descontraído da cantora, é a sua participação no quadro “What’s In My Bag?”, do canal Amoeba, no Youtube, onde ela mostra um pouco das suas referências sonoras enquanto vai escolhendo alguns discos para a viagem. Um momento bem marcante e surpreendente desse vídeo é o fato dela citar o Justin Bieber, lá do começo de sua carreira, como um dos seus artistas preferidos, defendendo o seu lado baseado na escolha um pouco inusitada. Vale muito a pena conferir esse vídeo!
Mas deixando um pouco o seu passado e focando em seu sucesso atual, Grimes está presente em várias listas de Melhores Álbuns da Década, tendo o privilégio de ter não apenas 1 mas 2 discos indicados nestas listas, os famosos: “Visions” e “Art Angels”.
Capa de vinil para os álbuns "Art Angels" e "Visions", lançados em 2015 e 2012 | Divulgação Internet
Além disso, ela vem lançando várias músicas durante esses últimos meses, como por exemplo “My Name Is Dark”, “Violence” e o último single lançado, “4ÆM”, música tema do jogo Cyberpunk 2077, que será lançado em abril de 2020, na qual ela será uma personagem cantora de pop, como foi revelado no The Game Award nesta sexta-feira, 13 de Dezembro!
Apesar de muitos gostarem de “Oblivion” e “Genesis”, a nossa indicação fica para as faixas, “Violence” e “Kill V.Maim”, que tocou mais de 15 vezes essa semana na redação da HOP, simplesmente pelo fato de serem as músicas que aparecem primeiro quando procurado o nome da cantora no YouTube, além disso, os vocais dessas músicas são surpreendentes e valem o repeat do seu Spotify.
Com um estilo e pegada do punk rebelde dos anos 80, Grimes não tem medo das críticas e ousa em suas roupas e acessórios. As suas fotos no Instagram são um sucesso e uma grande inspiração para quem a acompanha.

E para uma artista que trazia em seus vídeos uma produção bem amadora, parecendo ter sido feita apenas com uma filmadora, hoje ela traz algo além do normal, com bastante fantasia, caracterizações únicas, referências que parecem ter saído de contos de fadas e com performances muito bem elaboradas e que instantaneamente nos fazem querer dançar juntos.
Em suas apresentações ao vivo, ela praticamente faz tudo em cima do palco, contando com apenas uma baixista e dois dançarinos para animar o que já é totalmente animado. Como DJ, todos os elementos estão ali presentes, principalmente o sintetizador.
Ela que já fez parte da trilha sonora de Esquadrão Suicida, também tem em seu repertório, participações com outros cantores e bandas, como por exemplo, o indicado ao Grammy, Bring Me The Horizon na faixa “nihilist blues” e também com a cantora Janelle Monáe, dividindo o microfone na própria música autoral “Venus Fly” para o álbum “Art Angels” de 2015.
O seus últimos lançamentos bebem da fonte Cyberpunk, acompanhado de bastante prata e tecnologia, e com um som que ecoa nos ouvidos quando colocado os fones, aliás, uma ótima recomendação é usar fones de ouvido para apreciar ainda mais esse ótimo trabalho que ela vem produzindo com o passar dos últimos meses.
Grimes vem se preparando para o lançamento do seu novo álbum que será lançado em 2020, intitulado de “Miss Anthropocene”, prometendo trazer bem mais coisas do que já somos acostumados a ouvir, com uma pegada do Cyberpunk, trazendo referências do que parece ser críticas á atual situação do Meio Ambiente e o fim do mundo.
Dona de uma voz maravilhosa, produtora de seus próprios clipes, compositora, dançarina e DJ, Grimes promete ser a grande aposta para os grandes ouvidos nos próximos anos, uma proposta um pouco preocupante, mas que pode trazer mudanças para o mundo da música no futuro.
Apresentações marcantes da cantora em alguns festivais pelo mundo | Divulgação Internet
Será que veremos o mundo finalmente aceitar o experimental de uma vez por todas?
Os sintetizadores já estão presentes em muitas músicas mainstream por aí. Tame Impala que o diga...
Bebendo de muitas fontes e misturando tudo de uma forma maravilhosa, Grimes faz um trabalho fabuloso e 0 defeitos. Ouvindo durante quase 2 semanas, percebemos toques de Ópera, músicas tradicionais orientais, punk rock e até música medieval (na qual dá um toque novo para os singles).
Você já conhecia Grimes? Ou é como nós que descobriu essa obra recentemente?
Conte para nós nos comentários qual a sua música preferida e o que mais te surpreendeu na vida dela.
Sua primeira vez em nosso site? Nos acompanhe no Instagram (@hoptelevision) e fique por dentro de tudo que rola na cena musical independente regional e nacional.
texto por: Brunno Lifonso
















