top of page
  • Foto do escritorEmilly Alicie

GENUINO: DO INTERIOR PARA AS BALADAS

Atualizado: 7 de abr. de 2021

Um jovem do interior do Rio Grande do Norte, da cidade de Canguaretama, veio para Uberlândia com sua mãe Maria José da Silva Jordão (49), com apenas 2 anos de idade. Ao chegarem em Minas Gerais, Diogo Genuino de Oliveira da Silva (27), cresceu com a música ao seu lado, ele fazia de alguns minutos de sua vida ser melhor do que a realidade que o cercava, sua maior fantasia era a música. Morava na zona oeste da cidade, quando criança ficava sozinho em casa, todas as músicas que ouvia, gravava nas fitas de louvor de sua mãe, dona Maria ficava brava com a situação, mas compreendia.


Diogo Genuino foi morar com seu pai biológico aos 11 anos, mas devido situações difíceis com o seu pai, o garoto passou a morar na rua, foi um processo de quase 1 ano nessa vida, porém sempre com a música como sua companheira e lhe dando força para continuar. Foi nessa fase difícil da vida, que ele descobriu que na sua família, têm pessoas da área musical. Como Sivuca, um parente muito próximo, no qual é multi-instrumentista, compositor e responsável pela composição "João e Maria" com Chico Buarque. Além de seu primo, João Paulo, que tinha uma banda de pagode.


Foi nesse momento, que Diogo teve todas as referências de instrumentos e questões rítmicas. O garoto cresceu envolto da música desde a periferia nordestina com o forró até a periferia mineira com o funk, pop, pagode, mpb, axé, rock e entre outros.

Foto: Gabriel Rangel

Um livro te faz atleta

Com 14 anos de idade, Diogo morava na casa de sua avó paterna. Foi nesse período com a avó, que ele teve influência de seus primos Rômulo e Juninho (faixa preta em Karatê). Genuino então começou a ler um livro sobre o Karatê Shotokan, o mesmo estilo que seus primos praticavam, nesse momento começou a praticar também, viu uma facilidade com a luta e passou a se dedicar para se tornar um profissional. Todo esse processo se iniciou em 2006 e se encerrou em 2014.


Nesses 8 anos de carreira dedicada, quando jovem, as vezes deixava de ir a escola para treinar. Como resultado, ele foi 4 vezes campeão estadual, 2 vezes campeão brasileiro e vencedor de vários campeonatos regionais.


No entanto, ao longo dessa jornada, Diogo teve altos e baixos que fez com que ele deixasse esse sonho realizado de lado, causado por elevados gastos e por toda a situação de saúde mental abalada por pessoas preconceituosas.

Foto: Ila Sayto

Sinais de uma profissão que te faz viver bem

Depois de deixar o Karatê já adulto, Genuino não conseguia se encontrar na vida profissional e teve alguns problemas emocionais, que iam além de ter deixado a sua vida de atleta para trás. Contudo, ele encontrou sua paixão na música e se encaixando completamente com ela, notou que a música era diferente, que essa sua conexão com a música dava para viver dela e viver bem.


A música sempre foi muito presente na vida de Diogo, era um refúgio desde criança, ele conseguia se ver em outra realidade com pelo menos 4 minutos de um bom som. A partir daí, começou a consumir todos os dias, entrevistas de DJs como KL Jay.


Diogo carregou consigo a frase do DJ: “se você quer ser DJ, tem que estar na noite, assistindo os DJs tocarem, tentando entender o processo”. Assim então ele fez, estando frequentemente nas casas noturnas de Uberlândia, ficando do lado do palco a noite toda, para assistir os DJs tocarem, a fim de aprender todos os processos.


Nessa época ele já tinhas suas referências locais, sendo uma delas, Fernanda Tiné (DJ, fotografa e produtora cultural) e Avner Andrade (DJ, produtor musical e cultural). Os seus primeiros contatos foram Zé Vitor (Alemão), na época gerente da casa noturna Groove e o DJ Leonardo Taquece. Foram eles quem deram conselhos a Diogo sobre o universo da música.

Foto: fotografia do grupo Burnash
Foto: fotografia do grupo Burnash

Em 2015, Genuino estava determinado a começar sua trajetória como DJ, mas ao longo de todo esse processo de amadurecimento, de passar noites na beirada dos palcos vendo DJs tocarem, noites acordado vendo vídeos, treinamentos e estudos atrás de estudos para dominar o assunto, sua amiga Gabriela Guimarães, o ajudou com um equipamento que foi totalmente o ponta pé para iniciar a carreira.


E no dia 28 de novembro de 2015, às 17 horas da tarde, chega em seu celular a seguinte mensagem do Leonardo Taquece: “maninho, anima tocar hoje?”. E assim DJ Genuino tocou para cerca de 700 pessoas na Groove, durante a festa “LAJE”. Foi exatamente neste dia, que ele sentiu toda a adrenalina e disse: “a música me salvou, me transformou em alguém melhor”

Foto: Layout do evento na Groove

Carreira que te dá oportunidade

Seu primeiro passo, abriu muitas portas para festas renomadas como Haja Gloria, Mineiro Beat, Garage, Banca, Sagrado e outros. Disse também que gostou muito de tocar no Haja Gloria, pois foi lá que ele teve a oportunidade de tocar com o DJ KL Jay, que é um dos Djs que ele carrega em seu peito como inspiração para sua jornada. Nos contou também, que tem eventos que lhe permite “passear” melhor entre os estilos de música com mais facilidade, pelo fato do público ser mais receptivos para seu set.


No seu set, ele tem mais afinidade com o Rap, Grime e Funk, gosta de sempre estar a vontade na hora de subir no palco. Diogo contou: “eu realmente me divirto tocando, acho que antes do público se divertir, eles precisam olhar pro palco e verem que antes de qualquer pessoa, eu sou a que mais tá se divertindo, e essa energia vai contagiando o público”.


Para suas apresentações ele não tem preparação para entrar no palco, ele falou sobre sua relação boa com a música, nos contando que escuta música desde o acordar até o deitar, sendo algo natural. No palco é uma música seguida da outra.


Diogo em suas exibições, tenta sempre colocar duas músicas que marcou sua vida e que faz lembrar suas origens, “Vida Loka” do Racionais, que foi o primeiro Rap que ele ouviu, quando estava sentado na rua e um Monza vinho com o som ligado, parou na frente de sua casa. E "The Fresh Prince of Bel-Air", tema da série que ele mais se identifica, mas que ao longo do seu caminho profissional, se tornou mais especial, pois fez ele nunca esquecer de onde ele veio. Independente da onde ele chegou com seu esforço, ele se orgulha da sua origem.

Foto: moviola – mídia livre

DJ Genuino sempre quis buscar algo que fizesse, que fosse relevante e que explorasse seu lado artístico e com toda essa decisão de mudança de carreira, sua mãe sempre esteve ao seu lado sendo seu apoio, nos contando que a Dona Maria José vem da fazenda 3 vezes na semana, para ficar em sua casa, para saber como está, mas que ela vive mais na fazenda, por ser produtora rural.


Ao decorrer de toda sua carreira Genuino se orgulha de toda sua caminhada. E o rapaz não parou apenas nas boates tocando seu set, ele também é professor de discotecagem na Sync Music há 2 anos, trabalhando na formação de novos DJs, ensinando sobre musicalização, como lidar com o mercado, composição de um set de DJ e como utilizar todos os equipamentos. Ele está sempre postando dicas sobre discotecagem e vídeos que faz em parceria com a Sync Music.


E em 2016, Genuino começou com um set na radio Function Fm, no qual foi apresentado várias vezes, então Adélio, coordenador da rádio, o convidou para ter um programa mensal, estando no ar desde o começo do ano.

Foto: BurnAsh

Antes de todo esse convite para fazer parte da Rádio com seu programa “Sala Malemolente”, ele tem vontade de criar um canal no Youtube, para fazer entrevistas e apresentar novos artistas com pouca visibilidade.


Ele valoriza muito todos os seus contatos que agregou em sua carreira, desde então Genuíno tenta ser contato para outros artista como ele.


Abaixo vocês conferem a festa que rolou no Haja Gloria com o DJ Kl Jay, tendo como convidados locais: DJ Genuino, Felipe Vianna e Apenas Toni. Gravado pelo videomaker Jão Nicomedes, em fevereiro de 2020.

Acompanhe melhor o trabalho de Genuino no @dj.genuino, ou clique aqui, para conferir alguns de seus sets, disponível no YouTube.

 

Se é a sua primeira vez em nosso site, não deixe de nos acompanhar no Instagram através do @hoptelevision. Por lá, você fica sabendo sobre todas as novidades do mundo dos novos artistas.


E se você quer ficar por dentro de todas as entrevistas que saíram por aqui recentemente, não deixe de conferir a aba "HOP. INTERVIEW" no Menu acima.


entrevista por: Emilly Alicie

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page