AS INSPIRAÇÕES ATUAIS DOS ANOS 90
- HOP TELEVISION
- 25 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
Como já citamos por aqui anteriormente, os anos 90 foi uma década de vários gêneros musicais, abraçando tudo que chegava na cena fonográfica.
E por conta de todo o seu marco na história da música, várias bandas, cantores e grupos, utilizam da pegada noventista em seus lançamentos, não só em músicas, como também em conceitos, referências e estilo.
Hoje citaremos por aqui 5 artistas que bebem dessa fonte e são um arraso em suas produções musicais!
VIOLET SODA
Com referências que vão desde Nirvana a Weezer e Foo Fighters, o rock alternativo e pós-punk da banda, traz uma sonoridade que lembra muito as guitarras e baterias dos anos 90, principalmente no quesito grunge.
Os seus clipes, sempre muito criativos, contam com várias colagens, uso de fundo verde e uma pegada bem rebelde e punk, no qual, quando unido a todos os elementos citados, vira uma bela obra que parece ter sido feita especialmente para o saudoso Disk MTV.
Na estrada desde 2018, a banda já coleciona 2 EP's e um disco fenomenal auto-intitulado 'Violet Soda', contando com 10 faixas, dentre elas, "Don't Like This Song", música que faz referência a faixa "Nobody's Home" da Avril Lavigne.
Recentemente, postamos no Instagram nosso 5° HOP Lyrics, trazendo a banda como tema da publicação. Para conferir, basta clicar aqui.
DUA LIPA
Em seu mais recente álbum, a cantora britânica, trouxe todas as referências possíveis da moda e do entretenimento, para promover o lançamento de "Future Nostalgia", no qual começou já em 2019.
Com um disco pra lá de viciante e cheio de hits, a artista conseguiu unir vários momentos da cena fonográfica em suas faixas, contando com grandes remixes com cantoras como Madonna e Missy Elliott.
Além da música, a propaganda do álbum, utilizou de vendas de Vinil, Fita Cassete e até mesmo um vídeo no canal da Vogue no YouTube, no qual faz sátiras a programas dos anos 90 e 2000.
Não é necessário falar tanto sobre esse LP, para provar tudo que dizemos por aqui. As referências, remix, parcerias e propagandas, já dizem por si só de onde Dua se inspirou para lançar seu segundo álbum de estúdio.
PARAMORE
Depois de 4 anos sem nenhum lançamento, a banda que mexeu com toda uma geração de adolescentes ao redor do mundo, voltou com tudo ao lançar “After Laughter” em 2017, trazendo uma nova sonoridade para o grupo, utilizando uma pegada new wave, muito popular nos anos 80, no qual misturava o rock e o pop numa mesma sintonia.
Porém, a estética noventista estava totalmente presente nesse disco, tanto em clipes quanto no modo de se vestirem em suas apresentações, usando e abusando de cores e estampas de todos os tipos.
E o mais impressionante de tudo desse lançamento, foi a chegada desse estilo as passarelas naquele mesmo ano, mostrando a grande visão que a banda teve ao lançar o disco nessa pegada. No qual, pode ser considerado um marco ou um ponta-pé para o uso estético e musical dos anos 90, que apenas algum tempo depois começou a estar mais presente no meio fonográfico.
BLACK CIRCLE
Fazendo o seu nome já no comecinho do ano, após chamar a atenção do guitarrista do Pearl Jam, Mike McCready, com o seu cover de “Dance Of The Clairvoyants”, faixa do novo disco da banda de Seattle. Os caras foram reconhecidos pelo integrante através da internet, e logo estavam tocando em uma live beneficente criada pelo próprio Eddie Vedder.
Reunidos há quase 4 anos, a banda já conta com 4 músicas autorais e se prepara para lançar o primeiro disco, tendo grande influência das bandas de grunge, como Nirvana e Pearl Jam, no qual, fazem covers que chamam bastante atenção do público, principalmente pela voz idêntica que o vocalista tem, quando comparado ao Eddie.
Cariocas e com um grande futuro pela frente, o trabalho autoral dos caras realmente vale muito a pena dar aquele check. E se você sente saudade do grandiosíssimo rock dos anos 90, essa é a banda certa para você dar uma atenção a mais.
NEC
Com o seu primeiro disco lançado em Julho deste ano, o rapper que tem suas origens em São Paulo, mas tem as vivências de um uberlandense, trouxe nas 9 faixas presentes, muita referência dos anos 90 para a sonoridade de suas rimas, utilizando de beats e samples que lembram muito o modo de produzir música daquele período, no qual revelou grandes nomes nacionais e internacionais, como Racionais MC’s, Planet Hemp, 2Pac e The Notorious B.I.G.
E em um bate-papo que tivemos com ele para o lançamento de “O Silêncio é a Melhor Resposta”, ele nos contou sobre os anos que passou na infância e adolescência ouvindo os grandes clássicos do rap nacional, em um radinho de pilha, indo de um lado pro outro na cidade onde morava.
Esse fator influenciou demais no estilo que o rapper traz para as suas faixas, tanto as presentes no disco, quanto as feitas em parcerias com outros artistas.
A sua ligação com os anos 90 é muito grande, e para saber mais sobre a sua história e tudo que envolve seu primeiro disco, clique aqui.
Não é um segredo todo o sucesso que essa década fez e faz até hoje, as suas referências estão presentes por aí, seja no estilo das roupas, no modo de produzir conteúdos, como clipes e programas, ou até mesmo na arte, com o próprio graffitti.
Tudo ainda parece estar interligado, porém não sabemos até quando isso estará presente nas vitrines e nem mesmo na sonoridade dos artistas, no qual de tempos em tempos, tem a sua mudança e o seu foco voltado para outros estilos.
Falamos mais sobre essa década marcante em uma matéria no começo do mês, então deixe de conferir e clique aqui para saber mais!
Não se esqueça de nos acompanhar no Instagram para não perder nenhuma novidade: @hoptelevision
texto por: Brunno Lifonso